• Certidões e Cópias de Documentos
  • Educação Profissional Técnica de Nível Médio

25/08/2017 10:08

Educação Básica e Educação Superior em pauta no Conselho Pleno do CEE-BA

A reunião do Conselho Pleno do CEE-BA teve pauta especial na terça-feira (22/08/2017). No turno matutino, a pauta teve como ponto principal a adequação dos cursos de graduação das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) às novas diretrizes curriculares nacionais, conforme a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. No turno vespertino, o CEE-BA recebeu o Superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC-BA, Ney Jorge Campello, e sua equipe, que apresentaram, ao Conselho Pleno, as ações dessa superintendência.
                                                                                                                                                                       Fotos: Edson Rodrigues/Ascom CEE-BA
A Presidente do CEE-BA, Anatércia Contreiras, o Vice-Presidente, Welington Araújo, e o Conselheiro Luiz Otávio de Magalhães

As Universidades Estaduais da Bahia foram convidadas pela Presidente do CEE, Profa. Dra. Anatércia Ramos Lopes Contreiras, a partir de deliberação do Conselho Pleno, para dialogar sobre o Anteprojeto da Resolução CEE-BA que Regulamenta a Resolução CNE/CP Nº 2/2015, referente à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior nos Cursos de Licenciatura. Estiveram presentes, representando as UEBA, Maria de Lourdes Haywanon Santos (UEFS), Ana Maria Fontes dos Santos (UEFS), Odílio da Silva Santos (UNEB), Hilda Silva Ferreira (UNEB), Augusto César Rodrigues Mendes (UNEB), Marcelo Nolasco Barreto (UESB) e Márcia Morel (UESC).

Representantes das Universidades Estaduais: na pauta, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial em Nível Superior

À tarde, a SUPED/SEC-BA apresentou suas ações para a Educação Básica da rede pública estadual. Representaram a SUPED, além do seu superintendente, Ney Jorge Campello, também Rowenna dos Santos Brito (Diretora de Educação e suas Modalidades), Tereza Santos Farias (Diretora de Ensino Médio), Cristina R. de C. Santana (Assessora Especial) e Edileuza Nunes Simões Néris (Diretora de Articulação Pedagógica).

O Superintendente da SUPED, Ney Jorge Campello, com Anatércia Contreiras e Welington Araújo

Essas sessões do Conselho Pleno, com pauta especial, integram a programação desenvolvida pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia para estabelecer diálogo efetivo e produtivo com a comunidade externa sobre diretrizes para a educação no Estado da Bahia, bem como no tocante às ações pertinentes ao monitoramento e avaliação dos planos decenais de educação, em especial o PEE-BA, tendo em vista o esforço por uma educação universal e de qualidade.

Representantes da SUPED e Conselheiros do CEE-BA: ações da Superintendência foram apresentadas e debatidas no Conselho