• Novembro Azul
  • Certidões e Cópias de Documentos
  • Consciência Negra

18/10/2017 17:10

Aos professores, nossos mestres!

Na semana dedicada aos professores, o Conselho Estadual de Educação da Bahia homenageia esses profissionais que, em sua labuta diária, transforma e faz ter sentido a vida, afinal, como disse Anísio Teixeira (1900-1971): “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”.

Na semana dedicada aos professores, o Conselho Estadual de Educação da Bahia homenageia esses profissionais que, na labuta diária, transformam e fazem ter sentido a vida, afinal, como disse Anísio Teixeira (1900-1971): "Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

E para encorpar esta homenagem com os ensinamentos de outro gigante da educação, deixamos abaixo um escrito de Paulo Freire (1921-1997) dedicado a seus colegas.

Feliz semana, professor! Feliz semana, professora! Agradecemos por nos dar vida, no sentido autêntico da palavra.

Verdades da profissão de professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem "águias" e não apenas "galinhas". Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
(Paulo Freire)