• rh bahia

23/05/2018 11:05

Presidente e Vice-Presidente do CEE/BA participam de debate sobre o papel dos Conselhos Municipais de Educação

Com uma programação de peso que trouxe ao auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, gestores da educação e educadores de toda a Bahia, o I Seminário Estadual Projeto Saber Melhor e XX Encontro Estadual da UNCME Bahia continua durante todo o dia de hoje (23/05/2018) depois de uma série de palestras e discussões que marcaram, ontem, a abertura do evento. A Presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Profa. Anatércia Ramos Lopes Contreiras, e a Vice-Presidente do órgão, Profa. Mere Suely Rodrigues da Silva Oliveira, participaram do encontro.
                                                                                                                                                           Fotos: Edson Rodrigues/Ascom CEEBA
Presidente do CEE/BA, Anatércia Contreiras fala à plateia de educadores em evento promovido pela UNCME, no auditório do IAT

Com uma programação de peso que trouxe ao auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, gestores da educação e educadores de toda a Bahia, o I Seminário Estadual Projeto Saber Melhor e XX Encontro Estadual da UNCME Bahia continua durante todo o dia de hoje (23/05/2018) depois de uma série de palestras e discussões que marcaram, ontem, a abertura dos trabalhos. Destinado à articulação e formação dos Conselhos Municipais de Educação, o evento contabiliza a presença de representantes de vários órgãos e entidades ligados à área do ensino.

A Presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Profa. Anatércia Ramos Lopes Contreiras, e a Vice-Presidente do órgão, Profa. Mere Suely Rodrigues da Silva Oliveira, participaram do encontro. Anatércia Contreiras compôs, hoje pela manhã, a mesa que apresentou e debateu o tema Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação: estado da arte, desafios e perspectivas. Já Mere Suely Oliveira representou o CEE/BA na mesa de abertura, ontem, também pela manhã.

Mere Suely Oliveira, Vice-Presidente do CEE/BA: presença na abertura do encontro

O DIA DE HOJE - Além da Presidente do CEE/BA, a mesa Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação: estado da arte, desafios e perspectivas também contou com a participação do professor Williams Panfille (Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA) e teve a mediação do professor Oldack Piedade Lyrio (Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Porto Seguro, integrante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, UNCME Bahia).

Em sua fala, Anatércia Contreiras dimensionou o grande desafio que representa o monitoramento dos Planos de Educação (estadual e municipais), tarefa que tem à frente a Secretaria da Educação da Bahia junto com o próprio Conselho de Educação e mais a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e o Fórum Estadual de Educação.

"O monitoramento não pode se mostrar apenas como um tipo de fiscalização, mas tem que se constituir como um instrumento de apoio também. O monitoramento não pode existir somente para se criticar, negar-se um trabalho que venha sendo feito. O trabalho tem que ser, na realidade, de averiguação do momento do estado, do município, no tangente às metas de seus Planos de Educação, em uma atitude propositiva diante dessas realidades, agindo de forma colaborativa para a melhoria dos índices apresentados. Para isso, sabemos, precisamos do apoio de todos os entes envolvidos", disse a Presidente do CEE/BA.

Auditório do IAT lotado durante o I Seminário Estadual Projeto Saber Melhor e XX Encontro Estadual da UNCME Bahia

A última atividade do evento foi a realização do Momento UNCME, que tomou a tarde de hoje (quarta-feira). À frente do debate estiveram Manoel Humberto Gonzaga Lima (Presidente Nacional da UNCME), Gilvânia Nascimento (Coordenadora Estadual da UNCME Bahia) e representantes da Rede Anísio Teixeira.

Fonte: Ascom CEE-BA