• Sei
  • rh bahia
  • Horário Funcionamento Protocolo

Notícias

04/07/2018 09:07

MEC anuncia mudanças no Sistema de Avaliação da Educação Básica

Com a inclusão da educação infantil, o Saeb passa a avaliar todo o percurso regular da educação básica.

De forma inédita, a educação infantil será avaliada a partir de 2019, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esta e outras mudanças significativas no Saeb, que não passava por uma revisão desde 2001, foram anunciadas pelo Ministério da Educação e publicadas no decreto Nº 9.432, de 29 de junho de 2018, que regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica. Com a inclusão da educação infantil, o Saeb passa a avaliar todo o percurso regular da educação básica,

Durante coletiva de imprensa, o ministro Rossieli Soares enfatizou que os alunos da educação infantil não farão testes e que esta etapa será acompanhada por meio de questionários aplicados a dirigentes, diretores e professores, bem como pela coleta de dados de infraestrutura, fluxo e formação de professores a partir do Censo Escolar.

Conforme anunciado pelo MEC em outubro de 2017, quando foram divulgados os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de 2016, os estudantes do segundo ano do ensino fundamental serão avaliados como nova etapa de referência para a alfabetização, adequando-se à BNCC. A Base antecipou a meta de alfabetização do país para a faixa etária de sete anos, idade em que a criança está matriculada no segundo ano.

Já as siglas ANA, Prova Brasil, entre outras, deixam de existir e todas as avaliações passam a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos. As aplicações se concentrarão nos anos ímpares e a divulgação dos resultados, nos anos pares. Um dos destaques é a afirmação de dimensões da qualidade educacional que extrapolam a aferição de proficiências em testes cognitivos.

Dentro do atual modelo, o Saeb avalia os estudantes em língua portuguesa e matemática. A partir de 2019, os estudantes do nono ano passarão por questões de ciências da natureza e ciências humanas.

SAIBA MAIS:

Decreto Nº 9.432, de 29 de junho de 2018.

Ouça pelo SoundCloud do MEC.

Assista pela TVMEC.


 

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.