30/08/2018 17:08

BNCC e Conselhos de Educação são destaques no II Itinerário Formativo da Undime em Paulo Afonso

Dirigentes municipais de educação e técnicos das Secretarias Municipais de Educação de 68 municípios dos Territórios de Identidade Itaparica, Sertão do São Francisco e Semiárido Nordeste II se reuniram nos dias 29 e 30 de agosto, em Paulo Afonso, para o II Itinerário Formativo da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) marcou presença no segundo e último dia do evento, com a participação da presidente Anatércia Contreiras, que compôs a mesa redonda "Currículo em Movimento na Bahia e no Brasil: Protagonismo dos Conselhos de Educação", e da vice-presidente Mere Suely Oliveira.

A mesa também contou com o membro do Fórum Estadual de Educação (FEE), professor Luiz Valter de Lima, foi conduzida pelo Dirigente Municipal de Educação (DME) de Santana, Lucimar de Lima Neves, e abordaram sobre a realidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Bahia. Para a presidente Anatércia, algo que tem lhe intrigado ao longo da sua passagem pelo CEE/BA é a Medida Provisória (MPV) Nº 746/2016, tratando sobre as diretrizes e bases da educação nacional ao Ensino Médio, que depois foi transformada na Lei nº13.415/2017, instituindo a Reforma o Ensino Médio, na qual os conselhos estaduais de fato foram chamados ao protagonismo nacional, mas isso ainda precisa acontecer.

Para o professor Valter, é necessário que as políticas públicas sejam validadas por meio da participação coletiva e, neste momento em que a BNCC está no processo de implantação e, consequentemente, de implementação, os olhares precisam ser ampliados e o foco político de direito não pode ser desprezado, de forma que os agentes educativos possam participar do processo do que possa acontecer.

Williams Panfile, Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Bahia, encerrou o evento, ratificando de que a proposta é fortalecer os municípios por meio destes encontros territoriais.