• Rh Bahia
  • banner boas práticas servidor

15/07/2019 13:07

Nildon Pitombo é empossado como Conselheiro Titular

Em Sessão Especial realizada na tarde desta segunda-feira, 15 de julho de 2019, Nildon Carlos Santos Pitombo foi empossado como conselheiro titular, em substituição a Clímaco César Dias, para cumprir o restante do mandato correspondente ao quadriênio 2016-2020. O conselheiro foi nomeado pelo governador Rui Costa, no Diário Oficial do Estado da Bahia do último sábado (13).

“Minha vinda é no sentido de ajudar e colaborar com o Conselho naquilo que ele já faz há 177 anos, que de fato é o conselho mais velho do Estado, do Brasil e vem cumprindo essa tarefa de organizar os sistemas de educação de uma maneira muito sólida e competente. É um órgão que colabora com o governo no sentido de emitir todas as regulamentações possíveis para dar sustentação à regularidade das instituições privadas que compõem todo o sistema de educação do Estado da Bahia e orientar aquelas que são sistematicamente vinculadas ao sistema estadual, como é o caso das redes municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil”, disse o educador.

Nildon Pitombo possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal da Bahia (1976) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982). É docente e dirigiu por dois mandatos o Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenou o Fórum Estadual de Educação da Bahia por cinco anos, cujo foco foi à elaboração do Plano Estadual de Educação 2016-2026, objeto da Lei Estadual n° 13.559, de 11 de maio de 2016.

Na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2009, desempenhou a função de superintendente da Educação Básica, coordenador da Educação Superior, diretor do Instituto Anísio Teixeira (órgão vinculado à SEC) e subsecretário da Educação. Atualmente é assessor do Gabinete do secretário Jerônimo Rodrigues e coordenador da implantação da Universidade Aberta dos Estados do Nordeste, no âmbito do Consórcio dos Governadores do Nordeste do Brasil.

Fonte: NCM - Núcleo de Comunicação e Modernização