• Coronavírus

19/05/2020 13:05

CEE/BA realiza debate online sobre Educação no Campo

Com o tema Educação no Campo, o Conselho Estadual de Educação da Bahia realiza, nesta quinta-feira, 21 de maio, o primeiro encontro virtual da série ‘Diálogos com o CEE/BA’. O debate, com transmissão pelo YouTube (CEE Bahia), dar-se-á com os convidados Tiago Pereira Costa e Rosana Mara Rodrigues, a ser moderado pelo conselheiro Marcelo Rocha, cumprindo com o macro-objetivo de estabelecer o diálogo com a sociedade sobre os principais desafios e as importantes iniciativas nas diversas áreas da educação.

A Comissão Especial, composta pelos conselheiros Roberto Gondim, Ester Figueiredo e Marcelo Rocha, afirma que são muitos os temas a serem abordados nestes encontros virtuais, a exemplo da Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Indígena e Educação em Tempo Integral, todos realçados pela conjuntura de crise que se desdobra há tempos, mas agora potencializada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A Educação do Campo, primeiro tema a ser abordado pelo projeto, articula três dimensões estratégicas: Campo, Políticas Públicas e Educação do Campo. No que diz respeito à legislação, existem instrumentos que reconhecem e legitimam as lutas dos trabalhadores do campo e o direito à Educação, são eles: a Resolução CNE/CEB nº 2/2008, que estabelece Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo; o Parecer CNE/CEB nº 1/2006, que reconhece os Dias Letivos da Alternância; a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, que reconhece a Educação do Campo como modalidade específica e define a identidade da escola do campo; o Decreto nº 7.352/2010, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA); e a Resolução CEE/BA Nº 103/2015, que dispõem sobre a oferta da Educação do Campo, no Sistema Estadual de Ensino da Bahia.

Sobre os convidados, Tiago Pereira Costa é doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e atua como coordenador do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e diretor da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA); a professora Rosana Mara Rodrigues é doutora em Educação e coordena o Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Conceição do Coité; ambos conselheiros suplentes do Conselho Estadual de Educação da Bahia. O moderador Marcelo Rocha é diretor do Departamento de Formação de Órgãos Colegiados (DFOC) da Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e conselheiro titular do CEE/BA.

O calendário completo de lives do projeto Diálogos com o CEE/BA será divulgado e publicado, em breve, aqui no site do Conselho.

Diálogos com o CEE/BA

Tema: Educação no Campo: Desafios e Possibilidades