• CONTATOS CEE ATENDIMENTO VIRTUAL

CEE/BA

24/06/2020 13:06

MOÇÃO DE PESAR - CLARICE PEREIRA DOS SANTOS


O Conselho Estadual de Educação da Bahia - CEE/BA externa seu profundo pesar pelo falecimento da professora Clarice Pereira dos Santos, dirigente da APLB Sindicato.

A tristeza invadiu nossos corações. Choramos pela partida prematura da educadora, mas esse choro não será eterno, pois, quando lembrarmos do seu sorriso contagiante e compromissos, teremos a certeza de que a sua caminhada não será esquecida. Dessa forma, o Conselho Estadual de Educação da Bahia presta uma homenagem à professora Clarice, relembrando a sua trajetória.

Nasceu, foi criada e morava até hoje na região do Nordeste de Amaralina. Filha de uma grande família, foi educada pelos seus pais com importantes valores, em que o respeito e o estudo são princípios fundamentais.

Estudou na Escola Teodoro, fez o magistério no ICEIA, pedagogia na UNIFACS e pós-graduação na Visconde de Cayru. Começou a militância em 1982, no PC do B, lutando por democracia e contra a ditadura militar. Foi uma das fundadoras da associação de moradores do bairro, onde fundou, também, o primeiro núcleo da UNEGRO e desempenhou várias atividades sociais na comunidade.

            Em 1985, começou a trabalhar como professora do Estado e do Município, onde logo se filiou à APLB-Sindicato, que, na época, era uma associação de docentes. Estava à frente da Diretoria Social da APLB.

Aqueles que amamos não morrem jamais. Clarice cumpriu seu plano aqui em sua passagem. Parte uma batalhadora, mas fica a trajetória de uma mulher negra nascida na periferia, trabalhadora da educação pública e militante em defesa de uma sociedade fraterna e igualitária, sem opressões de classe, de gênero e de raça. Enfim, deixa a crença que outro mundo é possível.

Professora Clarice, Presente!


Salvador, Sala das Sessões, 23 de junho de 2020

 

Paulo Gabriel Soledade Nacif

Presidente

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.