• Banner Agende Atendimento Presencial

CEE/BA

19/09/2021 18:09

O legado de Paulo Freire é destaque em live comemorativa pelos 100 anos do educador

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), órgão colegiado vinculado à Secretaria da Educação do Estado (SEC), promoveu,  neste domingo (19),  uma live comemorativa pela passagem, nesta data, dos 100 anos do educador Paulo Freire. A atividade foi aberta com o cordelista Cláudio Silva e sua poesia regional exclusiva sobre “O legado de Paulo Freire ao redor do mundo”.

A programação contou ainda com intervenções culturais, a exemplo do Educa Rap, projeto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); com poesia; reflexões temáticas; e depoimentos do secretário da pasta da Educação, Jerônimo Rodrigues, e do presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel Nacif; além de homenagens de educadores ao Patrono da Educação Brasileira.

O presidente anfitrião, Paulo Gabriel Nacif, abriu a sessão apresentando a vida de Paulo Freire. “Um brinde a todos vocês que sabem que educar é educar-se na prática da liberdade”. O professor Paulo finalizou sua fala fazendo um brinde a Paulo Freire e homenageando o ex-secretário de Educação da Bahia, Adeum Saur, que faleceu neste sábado (18), vítima de um acidente de carro.

O professor Jerônimo Rodrigues destacou a importância de Paulo Freire para a educação mundial. “Paulo Freire teve uma importância mundial. Com 39 anos, ele foi nomeado Doutor Honoris Causa em diferentes países e, naturalmente, teve suas obras traduzidas em 20 idiomas. A contribuição de Paulo Freire para a educação mundial levou o nome do Brasil para mais de 70 mil citações em universidades no mundo”. O secretário Jerônimo destacou algumas reflexões sobre o educador e finalizou seu depoimento dando ênfase à importância da leitura e das obras de Paulo Freire.

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fábio Josué, ressaltou a herança de Paulo Freire para todas as modalidades de ensino. “Freire é referência indispensável quando se fala em educação e em escola - o principal lugar onde ela ocorre - em qualquer etapa educacional, da Educação Básica, da Educação Superior, da Educação Infantil à pós-graduação, onde as  contribuições de Paulo Freire estão presentes e servem para nutrir uma pedagogia transformadora”.

Os reitores de universidades federais e estaduais baianas, a exemplo dos professores Edvandro do Nascimento Silva, da Universidade Estadual de Feria de Santana (UEFS), e Fábio Josué Souza dos Santos, da URFB, falaram sobre a obra e a importância de Paulo Freire no cenário atual da política e educação.

Os conselheiros estaduais de Educação, Maria Luiza Tapioca; João Danilo Oliveira; e Nadja Maciel destacaram todos os debates temáticos realizados durante o ano em comemoração ao centenário do educador e referendaram o legado contemporâneo de Paulo Freire. A live, que foi acompanhada por professores, conselheiros e estudantes de todo o estado e teve a tradução em Libras de  Luémere Paim, ficará disponível no canal do CEEBahia no Youtube.

Fonte: Núcleo de Comunicação e Modernização- NCM

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.