• Banner Agende Atendimento Presencial

19/09/2021 22:09

CEE-BA lamenta a morte do ex-secretário de educação, Adeum Sauer

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) lamenta, com profundo pesar, a morte do professor Adeum Hilário Sauer. O ex-secretário da Educação da Bahia no governo de Jaques Wagner, entre os anos de 2007 e 2009, com 69 anos, sofreu um acidente de automóvel neste sábado, 18 de setembro, na estrada do sul da Bahia.

Adeum, que era professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), foi homenageado durante a live de celebração ao centenário de Paulo Freire, realizada neste domingo, 19 de setembro, pelo CEE-BA. O presidente do Órgão Colegiado, Paulo Gabriel Nacif, fez referência à morte do ex-secretário no dia em que celebrou o centenário de Paulo Freire. “Assim como o educador Paulo Freire, o professor Adeum teve sua vida dedicada à educação e tive o privilégio de conviver com ele por muitos anos. Uma lamentável perda para a educação baiana. Hoje o dia está muito difícil para mim”, comentou Paulo Gabriel durante o evento on-line.

O professor Adeum era formado em Filosofia e Direito, com pós-graduação em Sociologia e Política e mestrado em Sociologia feito na Alemanha. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UESC; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime);  secretário municipal de Educação de Itabuna, nos períodos de 1993-1996 e 2001-2004; consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para assuntos de Educação, em 1997; consultor do Fundescola, de 1997 a 2000; membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação;  e membro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Fonte: Núcleo de Comunicação e Modernização - NCM

Arquivo anexado: